A pedagoga: Maria Clara





Quem sou “Eu”
Contar minha história e trajetória faz com que de certa forma, eu sinta a necessidade de relembrar meu passado e minha trajetória de vida. É a partir desta relação, entre meu passado e presente, com vistas para meu futuro, que escrevo este Memorial. Sou a última filha de uma família de sete irmãos – sempre tivemos um bom relacionamento, nasci no ano de 1971, na cidade de Santa Maria da Vitória BA.
Sou filha de lavradores e fui aluna de escola pública, comecei a estudar com 10 anos de idade, daí aprendi a valorizar o estudo com dedicação, responsabilidade, respeito, autonomia e solidariedade. Assim, foi por meio da família e da escola que me tornei gente, me tornei uma pessoa, conheci novos amigos e as coisas da vida. Como diz as palavras de Paulo Freire, “experimentando-me no mundo que me fiz gente: Vamo-nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte” (FREIRE, 1993, p. 88).
Todo o ensino médio foi desenvolvido em uma escola pública, naquela época fiz o 2º grau - curso técnico em administração -. Após o termino do Ensino Médio, vim para Brasília, daí foi o começo de uma nova experiência e uma renovação. Hoje, estou vivendo mais uma experiência que tem me possibilitado aprender mais, no âmbito do Ensino Superior. O que me levou a optar pela  área da Educação foram os conselhos de meu marido e minha sogra, Ingressei no curso de Pedagogia, pelo o IESB em 2011, estou cursando o 3º semestre, no decorrer do curso percebo que o espaço da universidade me oferece varias oportunidades. Tenho clareza que para ampliar e continuar exercitando minhas curiosidades através deste curso é um grande desafio que tem me cativado um dia após outro.  

Um comentário: